domingo, 2 de março de 2008

O QUE OS OUTROS FALAM

Um dia ouvi uma pessoa falar
“A Joice que é uma esposa legal, não reclama de nada.” Fiquei surpresa com tanta coisa nessa frase que tive que rir. Podemos dizer que permitiu uma reflexão importante e profunda sobre a minha vida, muitíssimo além do que o autor da frase poderia imaginar.
Primeiro, fui comparada a outras “esposas” que deveriam ser muito chatas. Depois, acho que fui comparada a um modelo ideal de “boa esposa”. Se é que existe esse modelo, ou talvez, cada cultura tenha o seu.
Na hora, minha resposta foi: “Para se ter uma boa esposa é preciso ser um bom marido.” Nada pode ser avaliado apenas de um ângulo, porque a estrada não é uma via de mão única. Tudo faz parte de um conjunto de peças que vão se encaixando à medida que a gente anda. Quando não se encaixa, é preciso que todas as partes possam trabalhar para que isso funcione. No caso, o marido e a esposa.
Outra coisa interessante, foi a sensação de que sempre vamos ter alguém espiando nossa vida e dando opinião sem ser chamado. E como isso acontece! Desde pequenos comentários sobre a roupa ou o jeito de andar até conclusões maldosas a respeito do caráter de alguém a partir da hora eu se viu o dito sair de casa.
E assim vamos levando a vida, a nossa e a dos outros... principalmente a dos outros.

Um comentário:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Adorei seu blog, embora seja só o começo, espero..teu texto é muiito bom. Parabéns.meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com